Cerimônia Judaica
A cerimônia judaica pode ser realizada em uma sinagoga, sala de recepção ou mesmo no ar livre. É um ato religioso em que o noivo (chatan) e a noiva (kallah), mutuamente, proferem um juramento, uma santificação. Primeiramente, os pais conduzem os nubentes ao chupah (uma espécie de tenda cerimonial, que representa o primeiro lar dos noivos), onde já está o rabino para recebê-los. Um cantor (chazan) dá as boas vindas ao futuro casal com canções tradicionais em hebraico. O padrinho entra primeiro, seguido do noivo (ao centro), ladeado pelo pai (à esquerda), e a mãe (à direita). Na seqüência, vem a madrinha, pajens e daminhas e, por fim, o pai da noiva (à esquerda), a noiva (ao centro) e sua mãe (à direita).
Para os noivos, a cerimônia matrimonial significa uma nova vida, não só porque agora assumirão os deveres do matrimônio, mas também deverão se preocupar com suas obrigações espirituais e religiosas e morais para com seu povo.
Durante o período em que permanecerem no templo, os homens devem usar o solidéu - também conhecido como quipá – em sinal de respeito ao lugar sagrado.A noiva deve vestir branco e portar um véu, colocado sobre sua cabeça antes da cerimônia. Ela dá sete voltas ao redor do noivo antes do rito, fazendo referência a um versículo messiânico que diz que a esposa deve “cercar” o marido. O rabino inicia as benções de consagração com a presença de testemunhas, abençoa os anéis a serem trocados e duas taças de vinho que são preparadas para que o casal as beba durante a cerimônia. A primeira os noivos bebem antes da troca da consagração do anel. Uma vez consagrado, o anel é colocado no dedo indicador da mão direita da noiva e depois é transferido para o anular da mão esquerda. Nas cerimônias ortodoxas, o homem não usa aliança, enquanto que, na tradição conservadora, o uso é popular. Logo após, o futuro esposo profere a promessa de casamento e duas testemunhas assinam o contrato do matrimônio. O ato de assinar o contrato de casamento chama-se Ketubah.
Na segunda parte da cerimônia, é feita a leitura do Ketubah, escrito em aramaico, que descreve as responsabilidades dos noivos. Após a leitura, eles bebem a segunda taça de vinho, passando a ser considerados marido e mulher.
Ao final da cerimônia, uma taça envolta em tecido branco é quebrada pelo noivo com os pés, simbolizando a destruição do templo de Israel e remetendo ao fato de que, caso a união se quebre, será muito difícil reunir os cacos. O rabino dá a benção final e os convidados permanecem na sinagoga até que o casal já tenha saído.
- Por Mari Ebenau
mariana@ebenau.com.br
Para os noivos, a cerimônia matrimonial significa uma nova vida, não só porque agora assumirão os deveres do matrimônio, mas também deverão se preocupar com suas obrigações espirituais e religiosas e morais para com seu povo.
Durante o período em que permanecerem no templo, os homens devem usar o solidéu - também conhecido como quipá – em sinal de respeito ao lugar sagrado.A noiva deve vestir branco e portar um véu, colocado sobre sua cabeça antes da cerimônia. Ela dá sete voltas ao redor do noivo antes do rito, fazendo referência a um versículo messiânico que diz que a esposa deve “cercar” o marido. O rabino inicia as benções de consagração com a presença de testemunhas, abençoa os anéis a serem trocados e duas taças de vinho que são preparadas para que o casal as beba durante a cerimônia. A primeira os noivos bebem antes da troca da consagração do anel. Uma vez consagrado, o anel é colocado no dedo indicador da mão direita da noiva e depois é transferido para o anular da mão esquerda. Nas cerimônias ortodoxas, o homem não usa aliança, enquanto que, na tradição conservadora, o uso é popular. Logo após, o futuro esposo profere a promessa de casamento e duas testemunhas assinam o contrato do matrimônio. O ato de assinar o contrato de casamento chama-se Ketubah.
Na segunda parte da cerimônia, é feita a leitura do Ketubah, escrito em aramaico, que descreve as responsabilidades dos noivos. Após a leitura, eles bebem a segunda taça de vinho, passando a ser considerados marido e mulher.
Ao final da cerimônia, uma taça envolta em tecido branco é quebrada pelo noivo com os pés, simbolizando a destruição do templo de Israel e remetendo ao fato de que, caso a união se quebre, será muito difícil reunir os cacos. O rabino dá a benção final e os convidados permanecem na sinagoga até que o casal já tenha saído.
- Por Mari Ebenau
mariana@ebenau.com.br
