Bênção Matrimonial

Bênção Matrimonial

Diferente da católica, o casamento evangélico (chamado de Benção Matrimonial) não é visto com um sacramento, mas é importante para formalizar a união. Não há rituais e juramentos. É uma cerimônia onde os noivos assumem um compromisso amor, fidelidade e respeito perante Deus e a sociedade. A cerimônia evangélica é mais informal.
Geralmente, ficam no altar com os noivos apenas uma madrinha e um padrinho. Ela para segurar o buquê da noiva e ele para entregar as alianças na hora da benção. O pai da noiva, após levá-la ao altar, se une aos outros pais que estão sentados na primeira fileira.
Não há curso de noivos para casamentos evangélicos. Os noivos conversam com o pastor (ou pastora) que celebrará o casamento e durante a bênção, as palavras serão baseadas nessa conversa e na história vivida pelo casal. Eles costumam se homenagear, cantando canções ou contando seu testemunho de vida.
Pode ser realizada também uma ceia especial - comunhão - onde noivos e convidados comem pão e tomam vinho (ou suco de uva) junto com os convidados. O pastor, ou celebrante, faz um discurso espontâneo, onde costuma falar do casal, da importância da família e da presença de Deus em todos os aspectos da vida. Pode haver o testemunho de parentes também, para homenagear os noivos.
No casamento evangélico não há o culto aos santos nem à Maria, mãe de Jesus. Eles são lembrados como pessoas especiais e como exemplos a serem seguidos, mas nunca cultuados. Por isso, a Ave Maria não é permitida. Em geral usa-se o Pai Nosso não em casamentos evangélicos, mas na ,maioria de suas comemorações e cultos. As músicas escolhidas não precisam ser todas cristãs, mas obviamente deve-se ater ao momento e observar se essas músicas são adequadas. De qualquer forma, há maior liberdade em relação a cantos e hinos.

- Por Mari Ebenau
mariana@ebenau.com.br